Pós-graduação em Psicanálise e autismo.

Pós-graduação - Online

Pós-graduação em Psicanálise e autismo.

Curso realizado e certificado pela FME - Faculdade Mineira Educacional

Duração 12 meses Modalidade Online Carga horária 360h/a Final das Inscrições 30 de Junho de 2025 Início das Aulas 15 de Agosto de 2025
Público-alvo Profissionais graduados nas áreas da saúde, educação, assistência social ou outra graduação, que tenham interesse em se aprofundar nos fundamentos psicanalíticos da infância e adolescência em relação ao autismo estabelecidos por Freud, Lacan e outros psicanalistas.

Informações Gerais

Aulas ao vivo:

As aulas ao vivo serão realizadas de acordo com calendário disponibilizado ao aluno, em regra, quinzenalmente, nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira: das 19h às 22h
  • Sábado: das 9h às 12h 

Obs.: Início das aulas: 22/08/2025

 

Aulas Gravadas:

Todas as aulas ao vivo serão gravadas, permitindo que o aluno assista ao conteúdo posteriormente.

Após o início do curso, as aulas que já ocorreram ficarão disponíveis apenas na forma gravada na plataforma do aluno.

 

 

Realização e certificação:

Faculdade Mineira Eduacional - FME, mantida pela Escola Mineira de Direito - EMD.

Aponte para o QRCODE e consulte o cadastro no e-MEC:

Registro do curso no e-MEC: 
 

TCC OPCIONAL:

De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

 

Sobre o Curso

Este curso tem como proposta ofertar aos alunos uma visão geral do autismo pelo viés da psicanálise, através de um retorno aos seus conceitos fundamentais em Freud, Lacan, entre outros psicanalistas. Nesta formação serão ressaltados além dos aspectos conceituais, a prática clínica, a fim de que sejam abordadas questões pertinentes às transformações de nosso tempo e suas consequências sobre o campo da infância e adolescência, em específico, os sujeitos autistas. Por último, visa-se ofertar elementos teóricos e clínicos para a pesquisa, o ensino e a clínica do autismo no infantil e na puberdade.

Objetivos

  • Proporcionar aos participantes do curso a capacidade de analisar as transformações contemporâneas e suas consequências em relação à infância e adolescência sob o enfoque psicanalítico;

 

  • Difundir os princípios psicanalíticos no que estes permitem nortear a direção do tratamento de crianças e adolescentes, levando em consideração as especificidades dos sujeitos autistas;

 

  • Possibilitar conhecimentos teóricos, metodológicos e clínicos que auxiliem no campo clínico e acadêmico do autismo na infância e adolescência;

 

  • Refletir crítica e eticamente sobre a formação do psicanalista nos tempos atuais;

 

  • Conhecer a prática do ensino e da pesquisa em Psicanálise e seus respectivos campos de atuação e intervenção no que toca o público autista infanto-juvenil;

 

  • Trabalhar os casos paradigmáticos de Lacan e psicanalistas lacanianos em relação à infância e adolescência, no intuito de problematizar a clínica da psicanálise na atualidade;

 

  • Analisar os efeitos da psiquiatrização, patologização e medicalização da infância e da adolescência nos diferentes dispositivos sociais;

 

  • Reconhecer os dispositivos do campo da Saúde Mental que ofertam cuidado e acolhimento às crianças e adolescentes autistas em situação de sofrimento subjetivo, refletindo sobre a intersecção de tais dispositivos com o discurso da psicanálise;

 

  • Realizar uma análise detalhada de algumas biografias de autistas no intuito de nos deixar guiar pelas soluções e invenções construídas por tais sujeitos.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – Autismo e psicanálise I: conceitos básicos

  • Introdução ao funcionamento autístico e o conceito de linguagem para a Psicanálise
  • História do autismo na medicina e Psicanálise
  • As classificações autísticas de acordo com o CID e o DSM
  • Estrutura clínica e trauma no autismo
  • Autismo e psicose para a Psicanálise

MÓDULO 2 – Autismo e psicanálise II: o funcionamento autístico

  • Imutabilidade e conceito de borda no autismo
  • O menino Lobo e Marie Françoise: contribuições de Rosine e Robert Lefort
  • A detenção da linguagem no autismo: Lacan e o caso Dick
  • O autismo entre alíngua e a letra
  • A clínica de alíngua: casos clínicos

MÓDULO 3 – Autismo e psicanálise III: o tratamento para o autista

  • A Psicanálise em instituições: Bonneuil, Sur-Marne, Nonnette, Antenne 110 e Le Courtil
  • A transferência no autismo: casos clínicos
  • O autista na escola: eles aprendem sozinhos
  • A invenção dos pais não sem o sujeito autista
  • A invenção de alguns sujeitos autistas

MÓDULO 4 – Autismo e psicanálise IV: autobiografias

  • O autista e sua relação com o corpo e a linguagem: Naoki Higashida
  • O autista e sua relação com o duplo: Donna Williams
  • O autista e sua relação com o interesse específico: Daniel Tammet
  • O autista e sua relação com o objeto: Temple Grandin
  • Exibição do documentário: outras vozes

Coordenadores e Professores

Professor(a)

Bartyra Ribeiro de CastroEspecialistaSaiba mais

Psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise / Associação. Mundial de Psicanálise. Fundadora e membro do Conselho Consultivo e Técnico da Associação PIPA (e rabiola), Cocriadora do PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA DO AUTISMO - PIPA (e rabiola), em 2013, atualmente com cerca de 40 pesquisadores e estudantes envolvidos na pesquisa sobre o autismo, no Brasil.

Professor(a)

Christiany Maria Bassetti CavalcanteMestraSaiba mais

Mestrado e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do PIPA (e rabiola) desde novembro de 2017. Membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória. Especialização em Psicopedagogia pela PUC de São Paulo. Aperfeiçoamento em Atendimento terapêutico e educacional à crianças com problemas globais do desenvolvimento pela USP. Publicação de artigos em revistas científicas e livros na área. Atuação na clínica com criança, adolescente e adulto.

Professor(a)

Cristiana MaiaSaiba mais

Professor(a)

Juliana Moyses VieiraSaiba mais

Professor(a)

Juliana Passamani RomanoEspecialistaSaiba mais

Psicanalista. Pesquisadora do Programa de Investigação do Autismo - PIPA (e rabiola). Atua em consultório particular em Vitória/ES. Possui graduação em Psicologia e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e especialização em Políticas Sociais, Gestão e Controle Social pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Já atuou como docente e orientadora em cursos de pós-graduação em Saúde Mental e em Atenção Primária à Saúde e trabalhou por 15 anos na Atenção Básica de Saúde do município de Vitória.

Professor(a)

Marcela DecourtSaiba mais

Professor(a)

Margaret Pires do CoutoSaiba mais

Professor(a)

Paula CatundaSaiba mais

Professor(a)

Renata SucupiraDoutoraSaiba mais

Integrante da Associação Pipa e rabiola. Doutora e mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formação Básica em Psicanálise pelo Centro de Estudos e Atenção Psicológica (PRAXISpsi). Atualização em Psicanálise com crianças pelo Centro de Estudos e Atenção Psicológica (PRAXIS psi). Especialista em Orientação Educacional e Educação Profissional pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Psicóloga formada pela Universidade Santa Úrsula (USU).

Professor(a)

Renata TavaresMestraSaiba mais

Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2019), possui graduação em Psicologia pela mesma Universidade (2003), especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela FIOCRUZ (2013) e especialização em Família pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV (2004). Diretora Geral da Associação PIPA (e rabiola) e Pesquisadora do Programa de Investigação Psicanalítica do Autismo – PIPA (e rabiola) desde 2013. Correspondente da Seção Leste-Oeste da Escola

Professor(a)

Rosângela de Faria CorreiaDoutoraSaiba mais

Psicanalista. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Experiência clínica em consultório particular e em CAPij (Centro de Atenção Psicossocial
Infanto Juvenil).
Pesquisadora da Associação PIPA (e rabiola), co-autora de capítulos de livros sobre
autismo, tais como: DIÁRIOS DE BORDO, NÃO SEM ELES.
Autora do Livro: AUTOBIOGRAFIAS E A CLÍNICA PSICANALÍTICA DOS AUTISMOS.

Professor(a)

Thiago BellatoDoutorSaiba mais

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.

Valores e Planos de Pagamento

PLANO 1

Valor original:
18x R$ 351,00

18x
R$260,00

Valor com desconto pontualidade *


Taxa de Matrícula: R$ 99,00

Matricular-se

* IMPORTANTE:
Os descontos não são acumulativos e somente serão oferecidos se o aluno pagar a prestação até o dia 10 (dez) de seu respectivo mês.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h pelo telefone (35) 99716-5623 ou pelo e-mail: contato@emd.edu.br

Faça já sua inscrição

Já tenho cadastro

Quero me cadastrar

O campo senha precisa ter pelo menos 8 caracteres.
Campos marcados com asterísco (*) são obrigatórios.